Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Unhas fortes e saudáveis já!


 
Nossas unhas são compostas de queratina, um tipo de proteína sintetizada que serve para formar diversas estruturas do corpo. Embora fortes, as unhas dever ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina (o local onde se passa o esmalte).  E quando falamos em unha forte e saudável quer dizer uma unha que seja bonita e flexível. Unha extremamente dura não é significado que seja uma unha saudável. Traumas na cutícula e na matriz da unha fazem com que elas cresçam tortas e irregulares.


Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.  Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares, além do que, ficam mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.


Problemas mais comuns nas unhas e seus respectivos possíveis causadores:
 
Unhas pálidas, sem cor
Anemia, deficiência de ferro
Unhas ressecadas que quebram com facilidade e descamam
Falta de vitamina A, proteínas e cálcio
Unhas que não crescem
Deficiência de vitamina A e zinco, ou uso de certos medicamentos
Unhas muito finas e quebradiças
Falta de proteína

Unhas com linhas horizontais e frágeis
Falta de vitaminas do complexo B, principalmente a biotina e enxofre. Pode também ser por conta de algum desequilíbrio hormonal
Unhas com linhas verticais e frágeis
Deficiência de ferro ou anemia
Unhas com pontos brancos
Pode ser por deficiência de zinco ou por trauma na base ou leito da unha.
Unhas com manchas escuras e avermelhadas
Pode ser trauma ou sinal de câncer de pele – procure um médico urgentemente
Unhas com manchas amareladas
Problema respiratório como bronquite ou infecção por fungos e bactérias
Unhas que soltam do  leito
Psoríase ou intoxicação por medicamentos



Cuidados

Lavar a louça, limpar a casa… tudo isso faz com que as unhas fiquem frágeis, mas só se você não as proteger durante todo o processo. As luvas podem ser suas melhores aliadas sempre!
 
Nutrir

Uma boa alimentação, rica em vitaminas, minerais e proteína, reflete em unhas fortes e bonitas. É extremamente necessário beber muita água. Assim como a falta crônica de água deixa nosso corpo desidratado, o mesmo acontecerá com as unhas: ficarão secas e sem nenhuma hidratação.

Hidratar

Quem falou que hidratação é apenas para cabelos? Hidratação para as mãos, pés  e unhas sempre! Ainda mais agora no inverno que a pele vai ficando seca, né? E com ela super ressecada, não economize nos creminhos hidratantes. Faça muita hidratação mesmo! Suas unhas agradecem e vão crescer fortinhas e lindas!

Evitar

- Tirar grampo do papel, descolar adesivos, descolar plásticos... com as unhas? Jamais! EVITE! Não use suas unhas como ferramentas. Além da possibilidade de quebra, elas podem e correm o risco de ficar frágeis e desfolhadas. Tesouras e estiletes servem exa-ta-men-te para isso!
- Tirar as cutículas enfraquece as unhas, já que cada cortezinho traumatiza a base da unha e faz que com ela fique danificada. Se você é totalmente adepta ao alicate, tente usá-lo com menos frequência.

Dê uma olhada nas suas unhas e observe se está tudo certo com elas. Se elas apresentaram algum problema listado acima, nenhuma base por mais potente que seja vai adiantar muita coisa. Procure um médico, nada de se auto-avaliar e medicar, ok?

 _
Gostou das dicas?  Comenta logo aqui abaixo.

Beeijitos..

Um comentário:

  1. oi flor, amei o blog
    ja estou seguindo
    se quiser retribuir, beijos

    http://depoisdosquinzemeninaviramulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. E volte sempre que desejar! (;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...