Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Quatrocentos e vinte e seis anos.


O sol te escolheu para o primeiro bom dia. Sabe como são esses grandes astros! Sempre com seus caprichos!
Mas ele que me perdoe! Só nós, mortais do extremo oriental, podemos experimentar a sensação de andar pelo calçadão do Cabo Branco com as roupas tremulando...
De levar uma chuva de pétalas amarelas na Lagoa!
O sabor da tapioca quente... da água de coco gelada.
Nós, meros habitantes da segunda cidade mais verde do mundo, sabemos bem o que triângulo, zabumba e sanfona, juntos, são capazes de fazer.
E podemos optar entre o frenesi em dia de clássico no Almeidão.
Ou a paz de contemplar o Sanhauá, debruçado no parapeito do Hotel Globo.
Tudo em você me convida ao fascínio.
E nem o mais otimista dos desbravadores poderia imaginar que a pequena Nossa Senhora das Neves chegaria tão bem até aqui? Quatrocentos e vinte e seis anos não são quatrocentos e vinte e seis dias.
Mas, sinceramente, me recuso a chamá-la de velha senhora. E duvido que alguém o possa, desafio qualquer um. 
Do Bessa ao Valentina... de Oitizeiro a Mandacaru.
Do Altiplano de seus arranha-céus, enxergo o progresso.
Ciência...
Foi preciso um distrito inteirinho pra abrigar tantas indústrias.
Tudo bem! O desenvolvimento traz consigo um ou outro congestionamento na Beira-Rio. Mas engarrafamento na Epitácio tem vista para o Atlântico. Pelo menos se você estiver por aqueles lados do Miramar.
Falando nisso, me lembrei das muriçocas... das virgens... das ala-ursas. Carnaval... dez dias antes do carnaval.
E a Festa das Neves? O São João nas igrejas dos bairros. Mas não quero ser chato, ficar listando o que os guias turísticos de Tambaú estão cansados de dizer.
Nesse dia de comemoração, quero te propor um pacto: em troca de tudo isso que eu já disse, prometo te amar... um amor sem limites como você merece. E me permita um trocadilho infeliz, pra que ninguém diga que estou sendo egoísta...
Do fundo do meu coração, eu aceito dividi-la. Pra mim, você é João de todas as pessoas...
Parabéns!

_
Crônica de aniversário de João Pessoa, por Bruno Sakaue.



Um comentário:

  1. Que crônica linda! :)
    Eu admiro muito o nordeste, a cultura única e costumes que lhe são característicos.

    Muitas pessoas (principalmente as do sul e sudeste) tem um certo preconceito com essa cultura. Mas como não admirar cultura exclusiva, cheia de energia...como a cultura nordestina?

    Eu amo o nordeste, já visitei algumas cidades do Maranhão e amei de verdade. Nunca fui em João Pessoa, mas agora fiquei com muita vontade de ir.

    Um dos meus objetivos é conhecer todo o Brasil, esse país repleto de diversidade! (:

    Parabéns João Pessoa! *-*

    Beijos e Queijos,
    Mariana

    P.S.: Tem novidade, tem novidade :) -> http://galeriadasideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. E volte sempre que desejar! (;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...