Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Umectação, sabe o que é?




Umectar  é utilizar óleo ou manteiga vegetal pura nos cabelos, para devolver a umidade e nutrí-los. 
Já falei aqui que é necessário hidratar, nutrir e reconstruir para que seu cabelo fique digno e não lhe faça passar vergonha.
A umectação entra na fase do nutrir: cada óleo vegetal tem nutrientes essenciais para nossos cabelos. Daí, basta você avaliar o seu tipo de cabelo, ver o que ele mais necessita e se jogar sem medo nas hidratações.




-Vejamos alguns óleos vegetais e suas características/funções:

Abacate: Com vitaminas A, B1, B2, D and E, proteinas e D-Pantenol (Vit.B5). Ele também contem os minerais potássio e mágnésio. É empregado na hidratação e proteção da pele dos raios solares.

Amêndoa doce: Rico em vitaminas A e B, é emoliente, tem alto poder penetrante. Possui propriedades, hidratante, amaciante e nutritiva.

Castanha do Pará:Obtido da prensagem das nozes. Constituído de 67% de ácidos graxos insaturados, além de proteínas, sais minerais e vitaminas A e B. Ótimo para tratar cabelos secos, deixando-os sedosos e com brilho. O uso freqüente deste óleo intensifica os cabelos pretos.

Coco - Babaçu (Orbignya oleifera),Coco da Bahia (Cocus nucifera), Murumuru, Palmiste (Elaeis guineensis): de fácil absorção, emoliente e nutritivo, rico em Vitamina E.

Gérmen de trigo: Vitaminas E, B1, B2, B5, B6 e PP, além de lipídios, lecitina e aminoácidos agem sobre as estruturas vasculares, regeneram, nutrem e conferem elasticidade à pele e aos cabelos. Utilizado em blends, como antioxidante, por conter alto teor de vitamina E, sendo um ótimo conservante. Importante no tratamento de cabelos secos.

Girassol: Rico em vitaminas E, A, C, and D e minerais,de fácil absorção é amaciante e hidratante Tem ação emoliente e revitalizante. Facilmente absorvido pela pele, contém alta concentração de vitamina E, recomendado para peles delicadas e secas, assim também para os cabelos. Média oleosidade, excelente óleo base, para todos os tipos de pele.

Jaborandi: A policarpina atua sobre a matriz dos fios de cabelos.

Jojoba(Simmondsia chinensis): Elimina os acúmulos de agentes no couro cabeludo que podem provocar a caspa, sendo eficaz em seu tratamento. Deixa o bulbo limpo e livre para o crescimento de novos fios.

Maracujá: O fruto é rico em vitaminas A e C, minerais como cálcio, ferro e fósforo. Na indústria cosmética é utilizado em cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, entre outros.

Semente de Abóbora (Curcubita peppo): O óleo é extraído das sementes da abóbora por prensagem a frio. Atualmente têm sido considerado um dos melhores produtos naturais para o tratamento e prevenção queda de cabelo. O óleo de semente de abóbora auxilia no combate ao DHT, que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de miniaturização, enfraquecimento e perda dos cabelos.

Soja: Com baixa taxa de gorduras saturadas, o óleo extraído dessa leguminosa é uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais e dermo-compatíveis que restauram camada protetora da pele: 55% de ácido linoleico, 7% de ácido linolênico e 24% de ácido oléico. Possui propriedades nutritiva e emoliente.
 
-Algumas Manteigas vegetais e suas características/funções:

Manteiga de Cupuaçu: Possui extrema capacidade de absorção de água, superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu é um emoliente que promove toque agradável, macio e suave, facilitando a umidade natural e elasticidade com grande eficácia em cabelos secos, onde através da sua alta absorção de água promove uma boa hidratação trazendo de volta a elasticidade.

Manteiga de Cacau: Usada como emoliente, contém antioxidantes naturais e ácidos graxos essenciais com propriedades nutritivas e hidratantes que evitam a perda de água. A indústria cosmética também utiliza a casca e os grãos do cacau, ricos em teobrominas e cafeínas, ativos com propriedades antioxidantes.

Manteiga de Karité: usada para hidratar a pele e os cabelos. É considerada um produto multiuso, que garante pele macia, hidratada,proteção solar eficaz, cabelos brilhantes, couro cabeludo saudável, efeito antipoluição.



 Fonte: Blog Encaracoladas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. E volte sempre que desejar! (;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...