Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Hidratação x Nutrição x Reconstrução

Dica para as cacheadas.



Muitas vezes ficamos na duvida se nossos cabelos estão necessitando de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução. Outras vezes, ate sabemos de qual tratamento precisamos, mas ai vem a duvida de qual mascaras são mais apropriadas.

 1) Hidratação: 
Ajuda à repor água (sais minerais, etc) necessários à saúde "básica" dos fios. Máscaras que contenham MAIS extratos de plantas, Aloe Vera, agentes hidratantes na composição:
• Hydrathérapie (Matrix/ Biolage);
• One Care ou One Curls (DEVA- deixados uns 15 minutos no cabelo);
• Máscara de Hidratação Profunda Relaxima (Matrix);
• Máscara de hidratação Rigen (Alfaparf);
• Super Moisturizer (Paul Mitchell)

2) Nutrição: 
Ajuda à refazer o filme lipídico dos fios, nutre (óleos, vitaminas, etc), protege. Máscaras que contenham MAIS óleos na composição, manteigas, ceras vegetais, bastante pantenol (vit. B5), entre outros:
• Intense Repair (L'oréal Professionnel);
• Máscara Heaven in hair (DEVA);
• Máscara de Tratamento Opti Smooth (Matrix);
• Masquintense (Kérastase)

3) Reconstrução:  
Ajuda à repor elementos perdidos no interior dos fios (keratina, proteína, etc). A reconstrução é essencial para quem fez qualquer química, porque as químicas retiram (e muito) da estrutura dos fios. Máscaras que contenham MAIS óleos E proteínas (seda, trigo, etc.), vitaminas, keratina, etc:

• Máscara Absolut Repair (da L'oréal, com neofibrine);
• Super Reconstrutor (Avlon);
• CPR (Senscience- tem silicones, mas recupera a fibra, por isso diminui a porosidade dos fios);
• Redken Time Reset;
• Age Recharge (Kérastase)

Normalmente as máscaras têm um pouco de cada coisa (hidratação/ nutrição/ reconstrução), mas conseguimos saber se ela é MAIS hidratante, ou MAIS nutritiva, ou MAIS restauradora olhando a composição mesmo.

A hidratação vai dar ao cabelo a sensação de macio, gostoso ao toque; a nutrição vai dar brilho, "peso", definição e diminuir o frizz; a reconstrução vai dar o aspecto mais "liso" aos fios (alisar as cutículas dos fios, não o cabelo), com isso mais brilho, vai diminuir a porosidade. Como precisamos de tudo, a melhor opção é ir alternando mesmo!

É Importante não abusar das reconstruções. Não é a quantidade que vai fazer a diferença, mas a freqüência. Essa reposição precisa ser continua (algo como 1x por semana ou à cada 15 dias), mas se saturamos os fios com o que ele não precisa (fazendo reconstruções todo dia ou dia sim, dia não), teremos o efeito inverso: o fio vai ficar "duro" devido ao excesso de keratina ou proteina, ficará frágil e com isso vai quebrar. O melhor exemplo é o de uma planta: se regamos bem, colocamos uma terra bem adubada, ela fica bonita, cresce e floresce; se regamos demais ou adubamos demais, ela fica doente e morre.

Uma boa dica é acrescentar óleos vegetais às máscaras na hora de usar (sempre num potinho à parte, usando somente a quantidade de creme necessária para a aplicação). Os óleos 100% vegetais (coco, ricino, jojoba, argan, amêndoas, abacate, etc.) são excelentes para a nutrição do cabelo cacheado (ou ondulado, ou crespo) que é naturalmente mais seco. Assim, qualquer máscara hidratante terá também um efeito nutritivo e no caso de máscaras nutritivas, esse efeito será intensificado. Perfeito pros cachos!
 
 
Post originado do Encaracoladas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. E volte sempre que desejar! (;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...