Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Falando Sério: Distúrbios Alimentares (parte I)


Nessa onda de colocar novas tags no blog, hoje venho trazer mais uma. Falando Sério. Assuntos que estão sempre presentes no nosso meio, mas que as vezes passam despercebidos, ou nós simplesmente damos pouca importância. 



Compulsão Alimentar

 

- O que é?
A compulsão alimentar é um transtorno alimentar em que um indivíduo consome regularmente uma grande quantidade de comida de uma vez só, ou  constantemente, mesmo quando não tem fome.  
Ao contrário dos bulímicos, quem come compulsivamente depois de comer em excesso, não sofre pra  perder o que comeu,  nem pratica com frequência exercícios em excesso na tentativa de queimar calorias. Depois de um ataque alimentar, muitas vezes vem o arrependimento, a raiva e gera mais descontrole.

 
- Sintomas
Ingerir uma quantidade excessiva de comida, mesmo quando não tem fome;
Comer até se sentir desconfortavelmente cheio ou mesmo agoniado;
Esconder comida para episódios de voracidade;
Esconder embalagens vazias ou caixas de alimentos
Comer constantemente enquanto houver comida disponível;
Comer quando está sob pressão ou se sente psicologicamente diminuído
Expressar descontentamento com a aparência, peso ou auto-estima.

- Causas
A compulsão alimentar pode aparecer com um mau hábito alimentar durante as dietas radicais, fazendo com que o corpo crie um mecanismo de estímulo natural, com a ingestão excessiva de comida para equilibrar os níveis de serotonia
Após longos períodos de jejum também é comum ter um ataque compulsivo, como é o caso dos comedores compulsivos noturnos, que não comem quase nada durante o dia, e a noite o organismo tende compensar a dieta, comendo exageradamente no período noturno. Muitos acordam para comer e ingerem mais de 50% por cento das calorias diárias nas refeições noturnas.
Nos quadros de depressão pode haver um aumento de apetite principalmente por doces, massas e frituras, que são ótimos estimulantes de serotonia e dopamina. Criando uma dependência química com a comida, uma vez que ela equilibra os níveis bioquímicos do cérebro. Então sob tensão psicológica a comida é uma boa muleta para acalmar.
 
- Tratamento
As opções de tratamento para o transtorno de compulsão alimentar incluem aconselhamento ou terapia familiar, terapia cognitivo-comportamental (para alterar os comportamentos alimentares), frequentar grupos de apoio ou terapia de grupo e aconselhamento e planeamento nutricional.
Habitualmente, não são usados medicamentos para tratar o transtorno de ingestão compulsiva, apesar de poderem ser usados supressores de apetite com controlo médico e alguns medicamentos, como anti-depressivos, para o tratamento de condições associadas.
O transtorno de compulsão alimentar é um transtorno alimentar comum, embora muitas vezes mal compreendido. Qualquer informação adicional sobre o transtorno de compulsão alimentar deve ser procurada junto de um médico, um especialista em transtornos alimentares ou outros terapeutas relacionados com este tipo de condição de saúde.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. E volte sempre que desejar! (;

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...